Não podendo mudar tudo do mundo num único instante… poderemos dar pequenos passos rumo a um mundo melhor para todos
Terça-feira, 29 de Abril de 2008

Num fórum da ONU sobre questões indígenas, o presidente boliviano Evo Morales fez um apelo a uma reforma económica global.

 

 

Qualquer pessoa com algum entendimento do mundo, e que «forças» o estão a destruir, não poderá deixar de concordar com o Sr. Morales quado este diz «se queremos mudar o planeta Terra, para salvar a vida e a Humanidade, temos a obrigação de acabar com o sistema capitalista.»

 

O capitalismo depende do consumo, mas o futuro da nossa espécie - e em última análise o do planeta - depende da conservação. Temos que implementar em sistema económico que não dependa da exploração dos trabalhadores e dos recursos naturais caso queiramos sobreviver.

O que os adeptos do capitalismo propõem para resolver os problemas ambientais são «direitos de propriedade», cada metro quadrado do planeta seria de propriedade de alguém. A propriedade não garante necessariamente a sua protecção e com metade da riqueza mundial nas mãos de apenas 2 por cento da população, seriam as grandes empresas que acabariam proprietárias de tudo. Os poluidores pura e simplesmente comprariam a terra, água e ar que pretenderiam poluir.

 

Fonte.

publicado por M.M. às 15:39
sinto-me:


Abril 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
22
25
26

28


Go revolution
Join Greenpeace 7 Step Climate Campaign
Em acção
www.greenpeace.pt
mais sobre mim
as minhas fotos
pesquisar
 
as minhas fotos