Não podendo mudar tudo do mundo num único instante… poderemos dar pequenos passos rumo a um mundo melhor para todos
Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Cada vez que tenho a (in)feliz ideia de insistir em ver os telejornais (qualquer um!) fica-me sempre aquela sensação de: pobres daqueles que não têm a capacidade filtrar o relativamente importante e daqueles que, não tendo outro meio de conhecer a realidade "lá fora", tenham mesmo de assistir àquilo... Tenho saudades dos telejornais feitos por jornalistas a sério, não por jornalistas sensacionalistas e cujas reportagens são feitas para captar as audiências e não para informar os telespectadores.

 

[depois desta pequena introdução, vamos ao que me prendeu a atenção!]

 

Manuela Ferreira Leite visitou hoje a Covilhã e, desta vez o que prendeu a atenção dos jornalistas não foram os óculos escuros, quadrados ou redondos já nem me lembro. Desta vez o que "resumiram" foram as seguintes declarações: "(...) aumento explosivo do número de contas bancárias abertas por portugueses (isto depois de uma visita às comunidades portuguesas em França) (...)" o que para ela demonstrava que o número de portugueses a emigrar para aqueles país.

 

A entendida em economia é ela! Eu, contento-me em mandar uns filetes de pescada. Mas parece-me que o facto de aumentarem o número de contas bancárias em França tem mais a ver com a (re)construção da vida de muitos portugueses em França e não tanto devido ao aumento da emigração, pese embora ela tenha aumentada nos últimos anos.

 

Ou seja, na minha modesta opinião enquanto que a vaga de emigração dos anos 70 e 80 emigravam, ganhavam dinheiro num país que nunca sentiam como seu, numa cultura que dificilmente conheciam e, muitas vezes, uma língua que não conheciam ou se esforçavam para conhecer. Quando "já" tinham o suficiente acumulado em contas bancárias em Portugal que lhe possibilitasse uma vida boa regressavam.

 

Ora, o que acontece na actualidade é que os portugueses que decidem emigrar fazem-no, igualmente, mas o objectivo não é regressar ao país de origem, mas construir a vida no país de acolhimento, constituindo-se como cidadãos desses paises de acolhimento, adaptando-se à cultura, à língua e à sociedade e, claro está, abrindo contas bancárias nesses paises.

 

Parece-me evidente que o que mudou foi o perfil de emigração. Já não temos verdadeiras comunidades emigrantes, temos unicamente comunidade de portugueses na diáspora, que sendo cada vez mais como defende a Dra Ferreira Leite merecem melhor tratamento do que o referente às suas contas bancárias que já não enchem o bolso aos banqueiros portugueses, mas a outros quaisquer. Esse é apenas um indicador, e os outros?!

 

E depois o burro sou eu?

publicado por M.M. às 23:22

Ora cá vai, brainstroming ou coisa que o valha…

"(...) construir a vida no país de acolhimento, constituindo-se como cidadãos desses países de acolhimento, adaptando-se à cultura, à língua e à sociedade e, claro está, abrindo contas bancárias nesses países."

E aos Vícios também, depois decidem fazer turismo em Portugal, mas aconselho-os vivamente ao turismo rural, pois vêm de lá tesos que nem um carapau...eheheheh

São os verdadeiros portugueses, mas fazem bem (mal para nós), não encherem os bolsos dos banqueiros portugueses. Infelizmente, quem paga essa factura, acabamos por ser todos nós. A pancada no "grande" é caixão à cova (da moura) para os pequenos.


Take care
Rogério Carvalho

P.S.- Nem falei dessa caricatura em personalidade…


Rogério Carvalho a 17 de Março de 2009 às 00:22

Sobre a Manuela Ferreira Leite, aqui vai algo:

http://vistodaeconomia.blogspot.com/2009/03/manuela-ferreira-leite-e-os-imigrantes.html

Blog Visto da Economia de Helena Garrido.
Rogério Carvalho a 17 de Março de 2009 às 23:29

Quem não tiver vícios que atire a primeira pedra! Quanto à Manuela Ferreira Leite é bem que pense em arranjar 2dedos de testa até às eleições senão vai ser rotundamente esmagada à direita e pela esquerda!
M.M. a 18 de Março de 2009 às 10:59

Até agora, todos os presidentes do PSD abandonam o cargo pouco depois de visitarem a Covilhã. Haja esperança.
Paulo Quintela a 25 de Março de 2009 às 18:33



Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
14

15
17

22
23
25
26
27
28

29
31


mais sobre mim
as minhas fotos
pesquisar
 
as minhas fotos