Não podendo mudar tudo do mundo num único instante… poderemos dar pequenos passos rumo a um mundo melhor para todos
Quarta-feira, 01 de Julho de 2009

O fim da obrigação de calibragem de 26 frutas e legumes, que quarta-feira entra em vigor, foi aprovado a 12 de Novembro passado pelos Estados-membros da União Europeia e permite a venda destes produtos independentemente do seu tamanho e forma.

"Esta decisão marca o início de uma nova era para os pepinos curvos e as cenouras nodosas. Trata-se de um exemplo concreto dos nossos esforços para eliminar burocracia desnecessária", afirmou, na altura, a comissária europeia responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural.

 

Mariann Fischer-Boel justificou, então, as novas regras com a conjuntura económica de "preços elevados dos produtos alimentares e de dificuldade económicas generalizadas", considerando que "não tem qualquer sentido eliminar produtos de perfeita qualidade apenas porque têm uma forma errada."

 

Fonte.

 

Há aquele ditado que diz que quem nasce torto... tarde ou nunca se endireita... Ainda assim lá porque um pepino nasce torto ou porque uma cenoura nasce com nódulos, não quer isso dizer que tenham menos sabor ou sejam de uma melhor qualidade.

 

Aplaudo a medida... Ainda que os produtos abranjidos (26) representem apenas 25% do mercado! E, ainda, que haja muita dona de casa à "caça" por esse país fora dos pepinos mais direitinhos, das cenouras menos nodosas ou das couves de Bruxelas mais redondinhas... Mas há-de haver outras tantas donas de casa, assim espero, que não vão ter o pudor de chegar a casa com um pepino torto!

 

01072009_1

Foto: Kay Nietfeld/EFE

(foto pescada aqui)

 

Ao escrever este post lembrei-me de quando era pequena e ajudava os meus pais a arrancar batatas achar muita piada a algumas formas de batatas... umas pareciam corações, outras tinham formas bastante futuristas que dariam uma bela inspiração para obras de arte contemporânea! Lembro-me que o meu avô até pendurava algumas dessas batatas no museu lá de casa... ou seja, a adega: o sítio mais visitado, sem dúvida... por onde todas as visitas tinham de passar sobre pena de o dono da casa ficar chateado!

 

Não desprezem os frutos e legumes só porque são diferentes, só porque têm formas estranhas... levem-nos para casa e deêm-nos aos vossos filhos antes de os cozinhar! É uma excelente forma de estimular a sua criatividade...


até que enfim uma tomada de decisão em consciência!Podia ser mais alargada é certo mas é melhor do que nada! Afinal de contas o que tem valor nesta vida é a diversidade.......tudo o que é diferente por fora até se torna muitas vezes muito especial por dentro.....
sandra a 2 de Julho de 2009 às 18:15

claro que sim...as formas diferentes dos legumes não fazem com que esteja em causa a qualidade....muito antes pelo contrário...indicam que a natureza fez das dela...e não o ser humano.....
heidi a 2 de Julho de 2009 às 20:46



Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
15
16
17

19
20
22
23
24
25

26
28
29
31


Go revolution
Join Greenpeace 7 Step Climate Campaign
Em acção
www.greenpeace.pt
mais sobre mim
as minhas fotos
pesquisar
 
as minhas fotos