Não podendo mudar tudo do mundo num único instante… poderemos dar pequenos passos rumo a um mundo melhor para todos
Terça-feira, 07 de Julho de 2009

china_07072009_1

 

Pelo menos 156 pessoas foram mortas e 800 outras feridas em violentos motins no domingo à noite em Urumqi, capital da região de Xinjiang, no noroeste da China. Milhares de manifestantes Uigur destruíram barricadas e atacaram veículos e edifícios e a televisão estatal chinesa divulgou imagens de membros da comunidade Han, alegadas vítimas da ira Uigur. Os protestos tiveram como origem a discriminação que esta etnia muçulmana se sente alvo. Centenas de pessoas foram presas, entre as quais «mais de dez figuras chave que instigaram os motins».

Situada no sudoeste do continente chinês, Xinjiang é uma região autónoma rica em minerais e considerada estratégica pela proximidade de oito países de Ásia central. Tensões entre a etnia Han (chinesa) e os Uigur, maioritariamente muçulmanos (com origem na Euroásia) sempre foram uma constante na Região Autónoma Uigur em Xinjiang. Os Uigur são cerca de metade da população de 20 milhões  desta região. Violência em grande escala ocorre ocasionalmente na região, mas esta foi a primeira vez que ocorreu Urumqi, a capital da região. Os motins de domingo têm origem, aparentemente, na forma como as autoridades chinesas conduziram as investigações na província de Guangdong, onde dois imigrantes Uigur forma atacados e mortos depois de terem sido acusados de abusar de uma mulher de etnia Han.

As autoridades locais acusam os activistas Uigur exilados, principalmente em Washington, pela violência de domingo e, Asgar Can,vice-presidente do Congresso Mundial Uigur, apresenta o outro lado da questão e acusa Pequim de hostilizar o seu povo. O acesso à Internet em  Xinjiang estava anormalmente lento nesta província depois dos motins e sites como o Facebook  ou o YouTube foram bloqueados. Este é o maior motim na China desde Março de 2008, aquando dos incidentes do Tibete.

 

Fonte.

 

publicado por M.M. às 20:07


Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
15
16
17

19
20
22
23
24
25

26
28
29
31


Go revolution
Join Greenpeace 7 Step Climate Campaign
Em acção
www.greenpeace.pt
mais sobre mim
as minhas fotos
pesquisar
 
as minhas fotos