Não podendo mudar tudo do mundo num único instante… poderemos dar pequenos passos rumo a um mundo melhor para todos
Sábado, 20 de Fevereiro de 2010

Estamos, actualmente, aqui em Mongoumba, com cerca de 20.000 refugiados congoleses. Estes partiram das suas casas não para fugir de um conflito concreto, fugiram com medo. Na verdade, existiram algumas situações de conflito a quase 300km de suas casas, mas não é bem disso que eles fogem. Eles ouviram dizer que há um feiticeiro que se move só com o pensamento e que mata indiscriminadamente à sua passagem e que, segundo alguns ouviram dizer, iria vir às suas aldeias…
Pois é, eles abandonaram as suas casas trazendo tudo com eles. O problema é que, já decididos a regressar, viram chegar a Mongumba ONGs e organismos humanitários cheios de cominda, medicamentos para lhes distribuir gratuitamente. Claro, numa situação destas, todos abandonaram a ideia de regressar e, neste momento, estes organismos servem de chamariz para todos os que ousam ficar do outro lado da fronteira.

Neste momento, como para as ONGs é impossivl saber quem são os refugiados e quem são as pessoas da nossa aldeia começaram a distribuir mais ou menos tudo por toda a gente. Assim, ninguém trabalha os campos e todos tentam aproveitar o mais possivel a situação.

Para nós, tudo isto destrói o trabalho de todos os missionários que por cá passaram e que, ao longo dos anos, lutaram para que as pessoas lutassem elas mesmas pelo desenvolvimento… Só Deus sabe em que situação de pobreza ficará esta gente quando estes organismos abandonarem o local… Que Deus nos dê a força de ousar recomeçar quando esta gente não tiver mais o que comer, o que vestir e quando tiver de recomeçar a trabalhar para sobreviver, para ir ao hospital e à farmácia, mesmo para pagar a inscrição das crianças na escola… Certamente não ficará pedra sobre pedra mas Deus não abandona nunca o Seu povo, por isso, guardamos a esperança e tentamos minimizar, na medida do possível, os estragos que esta “ajuda humanitária” está a provocar.

 

Testemunho da Susana, Leiga Comboniana na RCA

 

Susana, Maria Augusta e brevemente Márcia, não nos esquecemos de vocês nas nossas orações... que o Senhor sempre vos dê a mão quando precisarem..

publicado por M.M. às 17:58
tags:


Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19

21
22
23
24
25
26
27

28


Go revolution
Join Greenpeace 7 Step Climate Campaign
Em acção
www.greenpeace.pt
mais sobre mim
as minhas fotos
pesquisar
 
as minhas fotos