Depois dos intermináveis anos de governação Bush! Chegou a hora de dizer bye bye.
Chegou a hora de um novo (re)começo. A vitória de Obama simboliza uma nova oportunidade para que os EUA se possam juntar à comunidade internacional e caminhar par a par para a construção de um mundo melhor, mais justo e mais democrático: as mudanças climáticas, os Direitos Humanos e a paz são desafios que necessitam de uma resposta à altura da gravidade com que hoje encontramos o mundo.
Na noite passada não se dormiu do lado de cá do Atlântico à espera dos resultados das presidenciais americanas, as mais concorridas de sempre. Os EUA estão agora entregues às mãos de um homem que tem por obrigação MUDAR. Mudar a política americana externa - onde o Iraque se apresenta como o caso mais bicudo de resolver e mudar a política interna (re)construindo um país onde as igualdades são cada vez mais desigulades.
Nunca antes na história tinha sido eleito um negro para a Casa Branca. Nós, brancos, nunca iremos perceber a segregação do povo negro. Podemos sim juntarmo-nos a eles e, de mãos dadas, dar os parabéns a Obama pela esmagadora vitória da igualdade sobre o conservadorismo.
O mundo conta com o cumprimento das promessas da sua campanha, que defendem um tratado forte contra as mudanças climáticas, o fim da tortura e o encerramento de Guantanamo, o estabelecimento de um plano cuidadoso para a retirada das tropas do Iraque e a duplicação dos recursos destinados ao combate à pobreza global.
«Nunca antes na história um presidente norte-americano esteve tão aberto para ouvir.»
Yes we can change the world to transform our weaknesses into chances of I dialogue multilateral mister president.