Não é esta a notícia, mas parece-me que poderemos ter num prazo mais ou menos longo uma notícia deste género a fazer manchete nos jornais regionais.... Isto porque agora se pode construir tais infra-estruturas em reserva agricola!
Imagem retirada daqui.
O novo diploma do Governo sobre os solos agrícolas inclui uma longa lista de 18 excepções. Assim, a reserva agrícola nacional poderá virar a belo prazer de investidores campos de golfe ou poderão mesmo vir a germinar ou a florescer em algumas regiões da reserva agrícola estabelecimentos comerciais e industriais, desde que tenham algum tipo de relação com a agricultura. Imagine-se um "freeport agricola" ou um "colombo asaloiado"! Ambos poderão vir a instalar-se em terrenos férteis.
A Quercus alerta e eu assino por baixo que esta nova lei ajusta-se ou "parece ajustar-se" na perfeição à apetência de construção das autarquias, únicas ouvidas em todo o processo de constituição do novo diploma.
Ora bem, já se falou na instalação de um aeroporto por estes lados, agora só nos faltava um campo de golfe... Esperemos que ambos os exemplos só sirvam para dar tristes exemplos do (des)desenvolvimento do interior do país, para além da contaminação dos solos completamente irreversível!